As primeiras criaturas cientes de Avalon foram balrogs degenerados (dois tipos: balrogs de fogo que se fixaram na Terra Média no oeste de Avalon, e balrogs da terra que se estabeleceram no leste da ilha, e que evoluiram a algumas formas más em Caverna do Dragão) e mayars, incluindo degenerados e hipnágógicos. A Princesa Menina de Fantasia, Aslan (Crônicas de Nárnia), Papai Noel (Nárnia) e as Esfinges do Oráculo do Sul são mayars clássicos e hipnagógicos, respectivamente. O Nada da História Sem Fim, a Feiticeira Jadis (Narnia), Feiticeira Branca (Nárnia), Feiticeira Verde (Nárnia). o Lobo Demônio de Fantasia e o Demônio das Sombras da Caverna do Dragão são mayars degenerados.
SURGIMENTO DOS ELFOS
HOMENS
CRIATURAS DE ESTË
Os hadzz são formas cientes evoluídas de animais, levados a vida por Estë, conhecedor de todos. Os mais antigos são os lobos de Morgoth e Smaug. Milênios depois surgiram os orcs dugeonianos na região da atual floresta da Lua (evoluídos de Artyodactyla). Nesta região, de Ëste por meio do mayar Aslan, também surgiu grupos de lobos (como o Lobo Mal de Shrek), burros (o Burro Falante de Shrek e o Burro Manhoso de Narnia), porcos (os três Porquinhos), sapos (os sapos de Tão Tão Distante), gatos (como o Gato de Botas), leões (Oz), castores (Nárnia), cavalos (o Cavalo de Calormania), ratos (Narnia) e primatas (simios voadores da Caverna do Dragão e de Oz, e o Macaco Manhoso de Narnia).
Os mimi são espíritos naturais cientes, também surgidos por meio de Estë. Os mais antigos conhecidos são os Ents e as Entesposas, mas incluem as fadas-dragão, ogros, lobos, dríades de plantas venenosas e de árvores más (Ents), vulpinos, macacos malígnos, bruxas, íncubos, erínias, espectros, sátiros de má fama, lobisomens, os trolls, faunos (Narnia), minotauros (Narnia), gnomos, duendes e os anões de uma perna só das ilhas ao redor de Nárnia, estes não relatados aos anões iluvatarianos. Uma apomorfia sobre as fadas é que elas dão origem a todas as bruxas não iluvatarianas (não mayars), mas a nenhum bruxo. Exemplos de bruxas derivadas de fada são as bruxas que servem a Rulpelstiltskin em Shrek e as duas bruxas dos extremos de Oz.
Os qouous são formas animadas de objetos humanos, como brinquedos. A literatura aponta 106 seres surgidos desta forma, entre os quais o Pinóquio (Shrek), o Brejeiro (Narnia), o Homem de Lata e o Espantalho (Oz)
À parte das criaturas cientes, tem-se as criaturas sagradas, como as águias de Gandalf, os unicórnios (apenas em forma selvagem no Vale dos Unicórnios e domesticados em Nárnia) e os dragões. Os Ents hoje se limitam à Terra Média, Terras Sombrias a oste de Nárnia, e à Floresta das Árvores Sabem Tudo, no sudeste da ilha.
FANTASTIC CREATURES BY SAGA
SENHOR DOS ANÉIS ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
ATLANTIDA ‣ Atlântida, por ser a capital de Aeon e receber muitas pessoas, tem uma população mista e bastante heterogênea.
FANTASIA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
ELEMENTOS E CENAS DA HISTÓRIA SEM FIM
FANTASIA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
NARNIA ‣ Aslan é o mayar primordial de Narnia. Outros mayars de menor poder são as feiticeiras Branca, Verde e Jadis, estas devotadas ao mal, e Papai Noel, devotado ao bem. Narnia é o ponto de irradiação dos hadzz, com 34 linhas de cienciação, especialmente castores, cavalos, ursos, macacos, burros e ratos. Narnia também é lar de mimis como faunos, ogros, lobos, minotauros perversos, dríades de plantas venenosas e de árvores más (ents), vulpinos, anões e macacos malígnos, bruxas, íncubos, erínias, espectros, sátiros de má fama e lobisomens.
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
OZ ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
HYPERBOREA ‣ os povos da Hyperborea são homens da linhagem keroplatus, da linhagem K'san,que falam 5 línguas parcialmente inteligíveis, totalizando 8765 habitantes. A literatura não relata criaturas especiais em Hyperborea. São relatados aos cimérios da Hyborea e aos extremamente disjuntos gigantes de Terabítia.
TERRA DE MARIE BYRD ‣ Terras de tribos humanas da linhagem dos comunatas, retratada no episódio 23 de Caverna do Dragão (A Odisséia do 12º Talismã).
TERRA DO CIMENTO ‣ local sem população originária, apenas criaturas errantes.
COSTA DO ESQUELETO ‣ nenhum povo autóctone mora na Costa do Esqueleto, apenas criaturas errantes.
SHANGRI-LA ‣ os shangris somam 4785 pessoas e são descendentes da linhagem Papunia de homens, a primeira a divergir após os Hobbits.
EL DORADO ‣ o povo de El Dorado são os muisca, da 3ª linhagem a divergir da raça dos homens, e próximos aos Rastafar e os Shangris. Somam 5587 pessoas.
OOMPALANDIA ‣ pequenos seres descendentes de hobbits. 3905 habitantes.
TERABITIA ‣ apenas um povo é autóctone da Terabitia: os gigantes da Terabítia, uma das três linhagens dentro da linhagem keroplatus, a primeira a divergir após os Papunia, e não relacionados aos gigantes de Ettin. Somam apenas 70 indivíduos.
COCANHA ‣ região habitada pelos cocanianos, da linhagem spartatias dos homens, com uma população de 2587 habitantes.
Jogos Infantis (1560) de Pieter Bruegel (W) |
TERRA DO NUNCA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
HORGWARTS ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
TÃO TÃO DISTANTE ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
DULOC ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
CIMERIA ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
BRIGADOON ‣ na Harpyade, Brigadoon é uma cidade de população mista a mais de 800m de latitude, com povos de diversas origens, e maior centro das montanhas do sudeste, com 78987 habitantes. A área de influencia de Brigadoon abriga 84567 habitantes.
RASTAFAR ‣ povos de descendência africana. 10896 habitantes, divididos em 108 tribos e falando 34 idiomas em 3 famílias.
SAN RICARDO ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
xxxxxxxx
xxxxxxxx
xxxxxxxx
CALIFADO ABASSIDA ‣ nos arredores de Atlântida, habitado por atlanto-mediterrâneos.
CAVERNA DO DRAGÃO ‣ Ea omnis inventore qui accusamus labore ea voluptatem nisi est placeat tempore nam officiis deserunt qui libero placeat et voluptas ullam. Rem maxime eligendi est voluptate sint sed laboriosam fugit sit minima velit!
1 - A Noite sem Amanhã - canions do eco, dragões voadores marrons, Merlin, castelo de Merlin, cidade de anões, lebre branca.
2 - O Olho do Observador - escorpião gigante, hydrodragão azul, caramujos humanóides gigantes, hifal e Vale de Sandrake, Vale do Observador, gentiana azul, Vila de Sandrake, Observador.
3 - O Salão dos Ossos - lagarto marrom, morcegos símios, luloeiro, vilarejo com humanos (U'ULK) e protoformas, Lokde Rainha das Aranhas, Salão dos Ossos.
4 - O Vale dos Unicórnios - unicornos, espinhel de Khellekh, Khellekh, Vale dos Unicórnios, lobos gigantes.
5 - Em Busca do Mestre dos Magos - ents, fadas, quimeras do canion, boolywoogs, caramujo gigante, Warduke, greveler, zumbis, kraken roxo, tartaruga gigante espinhenta.
6 - A Bela e a Fera do Pântano - campo de lava, cipolau de Nassau, toten Nassau, deserto arenoso, feras-spao do submundo, Kauamung, serpente do pantano, escravos anões.
7 - A Prisão sem Muros - Lukian, população de gnomos, criaturas dos pantanos, totens de cimento.
8 - O Servo do Mal - Prisão da Agonia, população polimorfica, cabeçoilas, bullywoogs, homens lagartos.
9 - A Procura do Esqueleto Guerreiro - Dekion, Torre Celestial, Circulo do Poder.
10 - O Jardim de Zinn - galinha arqueptera, floresta cogumelos, dragão marrom, Sir Louis, Basilisco minhoca, população antropomorfica.
11 - A Caixa - caixa magica, Zandora, bullywoogs, Montanha da Caveira, caverno invertido.
12 - As Crianças Perdidas - povo crianças perdidas, Alford, orcs, dementadores, Floresta das Crianças Perdidas.
13 - As Mágicas Desastrosas de Presto - papagaio, estegossauro, fera do lodo, orcs, dragão dourado, vilarejo Annilian de formas bizarras, castelo do gigante, Willy fera do Lodo.
14 - O Sonho - bullywoogs, dragão marrom de 5 cabeças, labirinto das trevas.
15 - O Tesouro de Tardos - dragão verde aquatico, floresta magnifica, Terra do Pó, Demo dragão, Rio Alicórnio.
16 - A Cidade à Margem da Meia-Noite (cidade Kia'an a) - oasis maldito, esqueletos negros em Kia'an a; reino de Rahmud.
17 - O Traidor - Floresta da Lua, ursinhos amigos, Castelo 33.
18 - O Dia do Mestre dos Magos - vespas gigantes, Grimoir de ouro, urso-fera, Refúgio das sombras.
19 - A Última Ilusão - Pântano das Trevas, Castelo da Torre Perdida depois do vale, aldeia humana, kraken cinzento.
20 - O Cemitério dos Dragões - geleira do gigante Aloposo, Cemitério dos Dragões.
21 - O Filho do Astrólogo - Kosar, morcegos de ataque, Torade, Rainha Silith, galinhas gigantes da campina.
22 - O Portal do Amanhecer - ruínas do mensageiro, Basilisco gigante, salamandras de lava.
23 - A Odisséia do 12º Talismã - camelos de fogo, Korloc, tribos humanas (Terra de Marie Byrd).
24 - A Cidadela da Sombra - Karina, orcs, Montanhas do Jamais.
25 - Apagando-se o Tempo - dragão azul de chifre amarelo, Cristal de Cronos.
26 - A Caverna das Fadas Dragões - fadas dragão, formigas gigantes, Rei Varão, Caverna do Canto do Mundo.
27 - A Névoa da Escuridão - Shadrow, Mindrel, Pikween, Rinocerontes gigantes.